Na manhã de 13 de setembro, aconteceu a 6º edição do Café da Manhã da ASSINCON (Associação dos Síndicos, Condomínios & Condôminos da Região Metropolitana), na sede da Asseag, em Guarulhos. O evento é destinado a síndicos, zeladores, corpo diretivo, conselho, gerente predial, administradores de condomínios e construtoras. Houve um bate-papo com o Eng. Joel Rodrigues e com Vitor Viviani.
Ariovaldo Florian, Diretor da Midia kitcom Comunicação/ASSINCON e o Eng. Ricardo França, presidente da ASSEAG, deram as boas vindas aos convidados.
Falando sobre o tema “As necessidades da Engenharia no Condomínio”, Joel salientou a importância dos condomínios possuírem um vínculo profissional ou de consultoria com engenheiros especializados. Citando exemplos de sua experiência profissional, o engenheiro compartilhou como obras feitas por moradores ou obras prediais internas resultaram em problemas estruturais gerais ou em apartamentos próximos, o que gera enormes prejuízos financeiros aos condomínios.
Joel afirmou que, por lei, o síndico é responsável direto pela contratação e liberação de obras dentro dos condomínios, bem como o responsável por buscar o licenciamento de alvarás, como do Corpo de Bombeiros. Por isso, ter uma cultura de consultoria, com uma equipe técnica qualificada, como engenheiro elétrico, engenheiro civil e engenheiro hidráulico, auxilia para que os condomínios possuam uma rotina de prevenção e manutenção.
Joel salienta que esse tipo de mecanismo evita prejuízos financeiros e estruturais futuros, sendo que, muitas vezes, o preço médio investido nessa rotina evita valores muitos maiores, que seriam gastos com obras de reparo, por exemplo. Além disso, o engenheiro é um profissional vital para acompanhar obras em andamento, evitando que decisões e ações de serviços terceirizados possam comprometer outras áreas dos condomínios, além de poder auxiliar com as burocracias legislativas, como o Certificado de Inspeção Predial.
Em seguida, Vitor Viviani, da ConsuLimp, empresa que presta consultoria e treinamento relativo à limpeza profissional, abordou o tema “Limpeza Profissional em Condomínio”. Vitor explicou como há uma carência em olhar a limpeza como uma área profissional, defendendo como é importante que haja uma consultoria profissional por parte dos síndicos, assim como há uma consultoria jurídica, por exemplo.
Isso porque é muito comum que a limpeza de condomínios seja tratada como uma limpeza caseira, o que gera tanto prejuízos financeiros, como afeta também a qualidade da limpeza. Vitor explica que a limpeza profissional usa produtos institucionais, próprios para uma limpeza de ambientes profissionais, por exemplo. O uso de produtos caseiros, como os de grandes marcas e comercializados em mercados, por exemplo, além de não atender a demanda da limpeza profissional, também possuem valores altos, que, a longo prazo, podem pesar no orçamento dos condomínios.
Além disso, Vitor ressalta o uso de equipamentos profissionais, próprios para a limpeza profissional e adaptados ais serviços. Ele cita o exemplo do mop, que substitui a vassoura, muito usada na limpeza caseira, mas que espalha e faz a poeira subir, necessitando o uso de espalhador ou panos posteriormente. Acrescenta, ainda, como tais equipamentos são ergométricos e anatômicos, o que dá mais qualidade e bem-estar aos profissionais, evitando danos à sua saúde e prevenindo acidentes de trabalho.
Por fim, Vitor aborda a importância de qualificar e treinar a equipe operacional de limpeza. Ele explica que, sem instrução, as equipes podem fazer um uso inadequado dos produtos, como a dosagem, além do mau uso dos equipamentos. Sem falar que a falta de qualificação pode fazer com que a equipe aplique uma limpeza “caseira”, ou seja, trazer para a prática profissional um hábito de limpeza voltado para a residência. Por isso, Vitor defende a criação de uma cultura da equipe profissional que, por meio da qualificação e do treinamento, saiba aplicar as boas práticas da limpeza profissional.
Ao fim da reunião, os convidados se serviram do café de manhã disponível a todos e bateram um papo entre si, finalizando, assim, o evento.
Leia nossa edições interativas: Clique Aqui