O Crea-SP visa levar ao conhecimento dos síndicos de condomínios verticais e horizontais um resumo do papel do Conselho junto a esse segmento, com recomendações referentes às responsabilidades desses profissionais no exercício de suas atividades. Além de explicar o porquê da sua obrigação na fiscalização do exercício profissional em obras e serviços de Engenharia nessa área do universo imobiliário, o Crea-SP trata aqui das responsabilidades legais dos síndicos, orientando-os sobre os serviços que devem ser executados por profissionais habilitados e o que compete ou não ao Conselho nesse ramo de atividade.
É importante ressaltar que, com a evolução da sociedade e do conhecimento, surgem também as necessidades de habilitações específicas dos profissionais da área tecnológica, não restando mais espaço para o amadorismo e a improvisação – principalmente quando se trata da elaboração de projetos complexos e da prestação de serviços que não podem colocar em risco a integridade física de pessoas e estruturas.
A responsabilidade dos síndicos, nesse aspecto, é enorme, pois compete a eles prover a manutenção das estruturas prediais, de forma a garantir a tranquilidade e a segurança dos condôminos e de todas as pessoas que transitam por esses locais.
Para que isso aconteça, o Crea-SP recomenda: na hora de contratar uma empresa ou um profissional para prestar serviços ao condomínio, o síndico deve estar atento para que tanto uma quanto o outro possuam a devida habilitação legal e profissional, o que só será garantido com o registro no Conselho.
Leia Conteúdo Completo na edição 25 interativas, página 18: Clique Aqui (link) https://bit.ly/jornal_assincon_ed25